B i o g r a f i a

 

Maico Lopes nasceu em Niterói, em 1980. Tem atuado no cenário nacional e internacional como trompetista e arranjador.

 

Professor de Trompete e Estruturação Musical da Universidade de Brasília - UnB, desenvolve intenso trabalho de pesquisa com música de câmara para metais, participando de estreias de mais de 30 obras nos últimos anos nestas formações camerísticas.

 

Como produtos destas pesquisas, possui obras publicadas nos Estados Unidos como editor e em 2014 lançou, pelo Selo Des Arts, seu primeiro álbum intitulado Solo, com repertorio inédito de música brasileira para trompete sem acompanhamento.

No ano de 2016, foi responsável pela estreia mundial da primeira obra de compositor brasileiro composta originalmente para flugelhorn e piano em toda a história. A estreia ocorreu durante a 41th International Trumpet Guid Annual Conference, na cidade de Anaheim, California - Estados Unidos. A referida obra fora selecionada dentre mais de uma centena de obras para integrar o recital New Works, com obras contemporâneas de compositores de todo o mundo

 

Iniciou seus estudos musicais aos 9 anos de idade com seu pai Luiz Carlos Lopes e com o trombonista Hilton Gomes, ambos músicos da extinta “Banda Portuguesa”. Posteriormente ingressou na Banda de Música do Colégio Salesiano Santa Rosa, sob a direção do Maestro Affonso Gonçalves Reis. Integrando tal grupo, participou de inúmeras apresentações, concertos e concursos nas mais variadas salas e teatros do país – nas cidades do Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Espírito Santo – e exterior – Suíça, Alemanha, e Áustria, conquistando, no ano de 1992, o título de Campeã Mundial no 2º Concurso Internacional de Bandas, em Zurique, Suíça.

 

Concluiu os cursos de bacharelado, mestrado e doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando principalmente nos segmentos música brasileira e música de câmera.

 

Atuou como músico convidado em orquestras como a Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, na qual, no ano de 2006, foi aprovado em 1º lugar em concurso público para a vaga de Principal Trompetista. Entre 1999 e 2004 atuou como 1º trompete da OSBJovem.

 

Entre os anos de 2005 e 2012, trabalhou como trompetista em produções brasileiras de musicais da Broadway atuando no Rio e São Paulo.

 

Participou como trompetista e arranjador de gravações e shows ao lado de artistas como Marisa Monte, Baby do Brasil,, Moraes Moreira, Simone, Alcione, Bibi Ferreira, Guinga, Leila Pinheiro, Rildo Hora, Carlos Malta, Jorge Vercillo, Nando Reis e Frank Sinatra Jr, apresentando-se em renomadas casas de espetáculo como Coliseu dos Recreios – Lisboa, Barbican Theatre– Londres, Le Gran Rex – Paris, Cirque Royal – Bruxelas, Macao Cultural Center – Macau, Palace of Fine Arts Theatre – São Francisco, Beacon Theatre – NY, Royce Hall – UCLA – Los Angeles, Gusman Center of the Performing Arts – Miami, Sydney Opera House, Bunkamura Orchard Hall – Tokio, dentre outras.

 

Participou de festivais de música como Campos do Jordão, Encontro de Trompetes da Associação Brasileira de Trompetistas, Festival Internacional de Música de Morélia – México, e da 39th International Trumpet Guid Annual Conference apresentando um recital conferência sobre a música brasileira para grupos de trompetes.

 

Foi finalista dos seguintes concursos: IV Concurso Petrobrás Pró-Música para Jovens Solistas; III Concurso Petrobrás Pró-Música para Jovens Solistas; Concurso Eleazar de Carvalho – OSN/UFF; e 5º Prêmio Weril para Instrumentos de Sopro.

 

É membro fundador da Associação Brasileira de trompetistas e membro do quadro de sócios da International Trumpet Guild.

 

  • w-facebook
  • w-youtube